Regras para convivência entre pais separados na época de festas

Esse é um momento em que para muitas famílias significa tensão, dificuldades de comunicação e atritos decorrente das festas e férias das crianças, para evitar esses problemas, separei algumas dicas que podem ser úteis.

1 – Releia a sentença do seu processo de guarda e convivência para saber exatamente o que está determinado para este período, já que esta regra sobrepõe a regra dos finais de semana, geralmente alternados.

2 – Caso seja do interesse de um dos genitores uma adaptação, documentem o combinado entre vocês por e-mail ou whatsapp com a descrição de como funcionará e a concordância de ambas as partes.

3 – Combinem todos os detalhes com alguns dias de antecedência como será o encontro com a criança, qual o local, qual o horário, se alguém irá intermediar esse encontro, essas atitudes evitam problemas presentes e futuros, além de servirem como provas caso seja necessária uma medida judicial.

4 – Se a criança for passar férias com o pai, saiba que a pensão é devida em sua integralidade, já que ela é também para manutenção de despesas da casa, escolares e demais despesas que não deixam de existir enquanto a criança estiver com o pai.

5 – Combinem com antecedência como ocorrerá o contato da criança com a mãe no período de férias, para evitar diversas ligações em horários que podem ser tidos como inapropriados.

6 – Caso tenha alguma medida protetiva ou a convivência seja demasiadamente difícil, combine com alguém de confiança o auxílio na intermediação dos momentos de convivência, isso protege a todos os membros da família de uma indisposição.

Caso as medidas acima não sejam suficientes, consulte a sua advogada de confiança para que as medidas necessárias sejam tomadas.